2007-10-29

Perfume de sonho

6:30.
Toca o despertador.
Estremeço todas as manhãs com o som ameaçador que inicia mais um dia.
Salto da cama directa à minha rotina diária mas trago o aroma do sonho que a obrigação de horário me roubou. As sensações provenientes dos cheiros são uma constante na minha vida e com eles prolongo as recordações que auspicio preservar.
Reservo em qualquer cantinho privilegiado do meu cérebro os perfumes a que recorro frequentemente, na ausência dos autênticos quando inspiro algum semelhante.
Sonho depositar num frasquinho de vidro uma mistura perfeita, mas debato-me com a panóplia de cheiros que fazem parte da minha própria essência e então, dificulta-se a escolha.
No topo da minha lista, está o cheiro do meu filho no nosso primeiro olhar. A doçura de uma pele não perfumada com um toque da minha essência, mas já com a autonomia do seu próprio aroma.
O cheiro incomparável do colo da minha mãe, nas tardes de Domingo, numa combinação de lavanda e sabão.
Depois junto os cheiros das minhas viagens longínquas e inesquecíveis, com os aromas de todos os meus amores e de todas as minhas quimeras em flor.Et voilá!... o meu perfume de sonho está criado!

Texto premiado por Loewe

2007-10-19

2007-10-17

Ao meu grande AMOR


Hoje acordei cansada.
As dores tomam conta dos meus dias, e por vezes é difícil disfarçá-las entre maquilhagem e sorrisos, porque os outros precisam que nós estejamos assim.
E eu? O que é que eu necessito? Talvez de dizer um palavrão quando uma dor lancinante me paralisa os movimentos, ou simplesmente, chorar sem quê nem para quê. Somente porque o meu corpo precisa exorcizar o sofrimento que me faz temer o futuro.
Hoje estou tão cansada e revelo-o ao mundo.

Sento o meu pequeno rebento na sua cadeirinha no carro. Sinto o seu olhar a perscrutar a minha atitude.

“- Mamã, o que é que tens? Estás triste?”
- Não filho. Tenho muitas dores nas costas. Custa-me respirar e não consigo olhar para trás. Mas não estou triste.
- Eu sou teu amigo, mãe. Queres uma massagem?
- Não, meu amor.
- Gosto muito de ti, mamã.”

É nesse momento que sinto a emoção evadir-me os olhos. Não estou triste. Estou muito feliz de ter um filho destes.
Afinal, ele podia perceber, eu é que ainda não tinha tentado!

E se ele com pouco mais de dois anos entende, os outros também entenderão.
E os que não entenderem, paciência, afinal a pessoa mais importante da minha vida comprova que tenho feito a escolha certa ao encabecá-lo nas minhas prioridades.
Adoro-te filho!